MCTI
(O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação )
CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 1, DE 30 DE MAIO DE
2012
Incrições:
26
de Junho de 2012 à 16 de julho de 2012
Banca:
Cespe
Data
da Prova: 26 de Agosto de 2012
Apostila Direto ao Ponto: Nas bancas no dia 11 de Junho de 2012
Edital: Edital_MCTI
Ø
CONHECIMENTOS
BÁSICOS
o
LÍNGUA PORTUGUESA
o
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
o
ATUALIDADES
o
MATEMÁTICA
o
RACIOCÍNIO LÓGICO
Ø
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS
o
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
o
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
o
NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA
o
QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO
o
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
15.3.5
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO
(ASSISTENTE
EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 E TÉCNICO 1 - TEMA VII: APOIO ADMINISTRATIVO E APOIO
TÉCNICO)
LÍNGUA
PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento
de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das
letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão
textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição,
de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2
Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura
morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre
termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da
oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal.
5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6
Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de
trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de
formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da
Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2
Adequação do formato do texto ao gênero.
NOÇÕES
DE INFORMÁTICA:
1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de
textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3
Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e
procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft
Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 3.3 Programas
de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 3.4
Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes
sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização
e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da
informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas
virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti spyware
etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud
storage).
ATUALIDADES: tópicos
relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes,
política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia,
relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas
inter-relações e suas vinculações históricas.
MATEMÁTICA: 1 Conjunto
numérico: operações com nú- meros inteiros, fracionários e decimais. 2
Proporções e divisão proporcional; regra de sociedade. 3 Regras de três simples
e composta. 4 Porcentagem. 5 Expressões algébricas; equações do 1º e do 2º
graus. 6 Funções polinominais de 1º e 2º graus; progressões aritméticas e geométricas.
RACIOCÍNIO
LÓGICO:
1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências,
deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições
simples e compostas; tabelas-verdade; equivalências; leis de De Morgan;
diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e
probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas
aritméticos, geométricos e matriciais .
15.3.6
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO (ASSISTENTE EM CIÊNCIA
E TECNOLOGIA 1 E TÉCNICO 1 - TEMA VII: APOIO ADMINISTRATIVO E APOIO TÉCNICO)
NOÇÕES
DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição: conceito, classificações,
princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais: direitos e
deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania,
direitos políticos, partidos políticos. 3 Organização político-administrativa:
União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 4 Administração
pública: disposições gerais, servidores públicos. 5 Poder Legislativo:
Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, deputados e
senadores. 6 Poder Executivo: atribuições do presidente da República e dos
ministros de Estado. 7 Poder Judiciário. 7.1 Disposições gerais. 7.2 Órgãos do
Poder Judiciário: competências. 7.3 Conselho Nacional de Justiça: composição e
competência. 8 Funções essenciais à justiça: Ministério Público, advocacia e
defensoria públicas.
NOÇÕES
DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Noções de organização administrativa. 2
Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. 3 Ato
administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 4
Agentes públicos: espécies e classificação, cargo, emprego e função públicos. 5
Poderes administrativos. 5.1 Poderes hierárquico, disciplinar, regulamentar e
de polícia. 5.2 Uso e abuso do poder. 6 Licitação. 6.1 Princípios, dispensa e
inexigibilidade. 6.2 Modalidades. 7 Controle e responsabilização da
administração. 7.1 Controles administrativo, judicial e legislativo. 7.2
Responsabilidade civil do Estado.
NOÇÕES
DE ARQUIVOLOGIA:
1 Arquivística: princípios e conceitos. 2 Legislação arquivística. 3 Gestão de
documentos. 3.1 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação e
expedição de documentos. 3.2 Classificação de documentos de arquivo. 3.3 Arquivamento
e ordenação de documentos de arquivo. 3.4 Tabela de temporalidade de documentos
de arquivo. 4 Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo. 5
Preservação e conservação de documentos de arquivo.
QUALIDADE
NO SERVIÇO PÚBLICO:
1 Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção;
cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade.
2 Trabalho em equipe. 2.1 Personalidade e relacionamento. 2.2 Eficácia no
comportamento interpessoal. 2.3 Relação entre servidor, órgão e opinião
pública. 2.4 Fatores positivos do relacionamento. 2.5 Comportamento receptivo e
defensivo. 2.6 Empatia e compreensão mútua.
ÉTICA
NO SERVIÇO PÚBLICO:
1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício
da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 5.1 Código de
Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1999). 5.2 Regime Jurídico
dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações):
regime disciplinar; deveres e proibições; acumulação; responsabilidades;
penalidades. 5.3 Lei nº 8.429/1992: disposições gerais; atos de improbidade
administrativa.
REDAÇÃO: Redação Discursiva
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