7 de janeiro de 2011

DA MOTIVAÇÃO E DA LOGÍSTICA: UM PASSO DE CADA VEZ.



DA MOTIVAÇÃO E DA LOGÍSTICA: UM PASSO DE CADA VEZ.

É um prazer está aqui de novo escrevendo estas palavras sobre concursos. Na realidade o primeiro texto foi recebido com muita empolgação pelo público e espero realmente ajudar os candidatos a trilhar um caminho menos sacrificante nos concursos públicos da vida.

O título do texto mostra duas das coisas mais importantes a se ter na bagagem para passar num concurso: logística [organização de material de estudo] e motivação. Na realidade o primeiro texto que eu trouxe foi básico, ou seja, apenas dei uma noção geral sobre o planejamento, a técnica de estudo, a preparação de material e etc. O público que leu meu texto realmente sentiu que a logística do concurso deve ser mais discutida e mais focada. Por isso, estou trazendo este texto sobre a logística e também irei trazer algumas passagens motivacionais para influenciá-lo e reduzir a tensão que você vem sofrendo durante o estudo. 

                   Da Motivação

A primeira coisa que quero te passar é a seguinte: NÃO SE PREOCUPE TANTO COM O CONCURSO. FAÇA DELE UMA COISA BANAL. O que é mais importante para você não é o concurso, o cargo, o salário, o status, o carro do ano, ou as novas namoradas (os), o MAIS IMPORTANTE É ESTUDAR. Pelo amor de Deus, pense, trabalhe e seja obcecado pelo ESTUDO. Se importe em ter os materiais necessários, em esgotar o edital o mais rápido possível, em corrigir as falhas durante o estudo e em resolver milhares de itens de prova. Assim, a consequência do estudo, e da sua obsessão é exatamente PASSAR NO CONCURSO. Afirmo que aproximadamente 95% das pessoas que passaram num concurso eram obcecadas em estudar, em terminar de ler tal apostila, em fazer simulados, em revisar fórmulas e melhorar sempre.

ü      PENSE NISTO! Se você não tem um emprego e passa num concurso de gari, por exemplo, você já está no lucro! Você num tinha nada. Após este concurso, você continuará estudando e passará para um cargo melhor, remuneração melhor e etc. Assim, num fique ligando pra estes detalhes, o que leva você a passar é o estudo.
Porém, não posso esquecer de que além do estudo, você deve ter um sonho. Como já dizia Goethe: “Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.” Sonhe e tome uma atitude, me desculpe, errei, TOME UMA MEDIDA E MAIS MEIA. Seja exigente, cobre de você mesmo, tente melhorar, assuma que você erra, assuma suas fraquezas e realize seus sonhos. Eu sonho em trabalhar num determinado órgão de fiscalização da União, sonho em ter uma vida tranquila e etc. E o que você sonha para sua vida? Assim, sigam estas dicas, elas são muito importantes. 

Da logística

O título do texto traz “da motivação e da logística: UM PASSO DE CADA VEZ.” Assim, a primeira coisa que devemos fazer antes de preparar um material é: MOTIVAR-SE, SONHAR, TER AMBIÇÃO DE ALGO. Um passo e depois o outro. Logo, vamos ao que nos interessa, o material de estudo. Primeiro, vamos falar sobre material teórico, e depois os exercícios.

  • COMO OBTER O MATERIAL TEÓRICO?

               O material teórico é aquele que você vai ler os conceitos, classificações e teorias de tal ciência ou estudo. Obtenha livros, apostilas, aulas online, slides ou qualquer forma de material escrito. Esqueça esse negócio de que só sabe aprender escrevendo, só sabe aprender ouvindo aula, só sabe aprender assistindo vídeo, só sabe fazendo questão, assim, ESQUEÇA ESSA BOBAGEM! ESTUDAR É ESTUDAR, É ALGO DIFERENTE DO QUE A MAIORIA DOS CONCURSEIROS PENSAM. ASSISTIR AULA DE CURSINHO NÃO É ESTUDAR, FAZER RESUMO DE TUDO NÃO É ESTUDAR E ETC. PEGUE O SEU MATERIAL, SENTE NA CADEIRA E ESTUDE. LEIA E RELEIA.

               Estas são as dicas para ter um bom material de estudo, assim, faça as seguintes coisas dependendo de cada caso em que você estiver:

Ø      LIVROS: compre os seus livros, ou pegue emprestado, tire cópia e etc. Compre livros de concurso, direcionados para concursos. Não tenha pena de investir sua grana num bom livro. Ao encontrar um livro de tal matéria que vai cair na prova, analise se o livro cobre totalmente o edital ou pelo menos uns 80% dele. Não adianta você comprar um livro caro, se ele não abrange o conteúdo da prova. Então, escolha um livro para concursos da sua matéria, buscando um bom preço e cobrindo o edital. Livros acadêmicos só devem ser comprados se não houver livro para concurso.
Ø      APOSTILAS: eu tenho um pouco de restrição ao falar destas tais apostilas, pois elas são defasadas, com poucas questões de prova, com conteúdo desnecessário. Assim, tenha muito cuidado com essas apostilas publicadas 1 dia após o edital sair! Isso é um absurdo, tomem cuidado.
Ø      AULAS / CURSOS ONLINE: se as tiver, estude por elas também. Porém, tome cuidado, às vezes uma matéria simples do edital pode virar uma bíblia de 500 páginas! Ou seja, é muita explicação detalhada e cheio de frescura. Em minha opinião um livro de concurso é muito melhor, mais didático, mais barato e mais efetivo que uma aula online (pois você terá um livro certo para aquela matéria, quando sair outro concurso você vai pegar aquele livro de novo. Ou seja, em uns 4 meses você vai ter decorado o livro, pode ter certeza!). Se você já comprou um curso online de Direito Constitucional, para um concurso, você possivelmente não precisará de outro curso online para concursos posteriores, ou seja, seu dinheiro não é capim.
Ø      O PULO DO GATO: aqui eu trago o grande pulo do gato para obter teorias e conceitos de matérias que não existem nos livros de concursos, acadêmicos e etc. Por exemplo, sabe a matéria de Relações Humanas que saiu no edital do STM, entre outros concursos anteriores. Pois é, tenho a certeza absoluta que apenas uns 100 candidatos em Brasília têm algum material mais ou menos qualificado para resolver as questões do CESPE. Esta foi uma das disciplinas que mais derrubou candidatos nas provas desta banca. Assim, coloco aqui a citação mais perfeita para isto que estou falando: “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível” - Sun Tzu. Ou seja, NÃO EXISTE um material disponível para estudar tais matérias, assim, você precisa ver, estudar e analisar aquilo que não está visível. Ou seja, a TEORIA DO CESPE. Você vai obter esta teoria buscando as provas do Cespe. Pegue as questões que estão com gabarito “CERTO” e as edite no Word, Open Office e etc., assim, você verá que com 200 questões de prova, você terá umas 10 páginas de teoria. E o melhor, a teoria do Cespe. Se você achar pouco, pegue as questões erradas, identifique os erros nelas, e as corrijam. Depois e só inserir no seu texto. PRONTO! VOCÊ ESTARÁ PREPARADO. É simplesmente genial esta atitude. Você terá um material ÚNICO.

·         COMO OBTER OS EXERCÍCIOS?
               Obtenha o seguinte:

ØLISTAS DE EXERCÍCIOS LITERAIS: tenha listas de questões de provas “secas”, retiradas de prova, sem comentários excessivos ou desnecessários. Eu resolvi apoiar este projeto da editora direto ao ponto porque ela faz exatamente o que é necessário para preencher uma lacuna nas preparações, ou seja, disponibiliza questões literais de provas.
ØLISTAS DE QUESTÕES COMENTADAS: tenha cautela ao adquirir um livro de questões comentadas, pois elas podem piorar seu desempenho, e eu explico o motivo. Na realidade o aprendizado deve ser crescente a cada dia, sendo você o próprio responsável pela sua evolução. Sendo assim, estas questões comentadas nos fazem ficar desesperados, pois vários dos comentários são de coisas que não estudamos e até de que nunca ouvimos na vida. Se você teve um estudo teórico fraco, as questões comentadas podem piorar sua situação, lhe levando para um abismo do desconhecimento, o qual você só vai perceber quando reprovar no concurso. Assim, tenha calma ao adquirir um material destes, estude-o sabendo que aquilo ali escrito não é a verdade total ou absoluta. Se você estuda corretamente, elas podem te ajudar.
ØNÃO TEM QUESTÕES DE PROVA, NÃO TEM COMENTADAS E NÃO TEM EM LIVROS: aqui entra o diferencial de quem se prepara bem e de quem vai mal. Assim como o pulo do gato na parte da teoria, também tenho um macete para isto. Pegue seu livro, apostila, lei literal e elabore as questões em cima destes. Faça a diferença, elabore SEUS ITENS DE PROVA, seja o examinador, pense como ele, e tenha suas questões exclusivas de cada matéria.
              
Infelizmente, vamos chegando à conclusão de mais um texto. Creio que foi muito produtivo, sendo que transferi a vocês muita coisa que aprendi na minha vida de concurseiro. Utilizem tudo ou quase tudo que repassei para vocês. Estou ansioso por novas dicas e assuntos futuros para tratar com vocês. No próximo texto tratarei sobre “Organização do tempo de estudo, sem deixar de dar um toque de motivação e de apoio moral a todos. Muito obrigado pela atenção, e deixarei as portas abertas para quem queira se comunicar comigo; segue meu e-mail: bruno_stf@hotmail.com . Abraços e até logo.

Bruno Ribeiro: é servidor público concursado do Ministério da Saúde, sendo aprovado no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, e Ministério Público da União (Técnico Administrativo – DF); graduando em gestão pública e 20 anos de idade.

Deixe seu comentário!
Envie aos seus amigos e não  esqueça de citar a fonte.

1 de janeiro de 2011

Planejamento e o método eficaz de estudo.




               Os concursos públicos realmente são uma febre no Brasil, principalmente em Brasília, onde as principais instituições públicas estão presentes, e consequentemente ofertando razoável número de vagas a serem ocupadas. Porém, a concorrência para a ocupação destas vagas é realmente sensível. Assim, o candidato que quer realmente ser aprovado num concurso tem que ter algo a mais a oferecer. Não precisa ser um gênio, nem muito menos rico para conseguir uma vaga no serviço público. O que deve realmente ser feito é um planejamento de preparação eficiente, buscando os materiais necessários para o estudo, o método correto de estudar e o equilíbrio psicológico.

               Assim, temos o planejamento para o concurso, composto por três etapas:

·       LOGÍSTICA: obter o material para o estudo, sendo teoria e exercícios para todas as disciplinas do edital.


·       DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE ESTUDO (TEORIA DO APRENDIZADO): nesta etapa será definida a forma que será estudada a matéria, e como fazer que o estudo seja eficaz.

·       DEFINIÇÃO DE METAS: aonde serão traçadas metas do estudo. Ex.: Irei esgotar o edital em 25 dias; irei realizar 2 revisões; resolverei 3 vezes todos os exercícios e etc.

               A logística do concurso é tão importante quanto o próprio estudo! Ora, este sujeito ficou maluco, como pode uma coisa dessas ser mais importante que o jeito de estudar?! Pois é, afirmo com toda certeza e experiência que a fase da logística do concurso é mais importante que todas as outras, influenciando nas demais, inclusive na questão psicológica. Mas o que significa a logística? A logística é a ação de prover uma atividade ou projeto com os recursos materiais ou concretos. Assim, a logística do concurso é a fase de buscar materiais, o material para todo o concurso, de buscar para cada matéria do edital as suas TEORIAS E EXERCÍCIOS.

               Eu costumo dizer para os meus amigos que ir para um concurso é como ir para uma guerra, aonde temos inimigos e que SEM ARMAS NÃO HÁ BATALHA. Como será uma guerra se não houver armas para lutar? Refletiu sobre isto?! Como estudar a Lei 8112/90 se não tiver a lei?! Como saber que aprendeu se não tiver itens de prova para testar o conhecimento? Para piorar, e se não houver teoria e nem exercícios de tal matéria ou lei? Você já se reconheceu nestas situações, não é? Pois é, a logística do concurso é exatamente “arrumar” os materiais e exercícios das matérias, inclusive daquelas que quase ninguém tem. Porém, este texto é apenas introdutório de vários outros que podem vir, assim, venho somente “pincelar” sobre as etapas do planejamento.
                       
               Sendo assim, QUANDO SAIR O EDITAL, FAÇA O SEGUINTE:

Ø  COMPRE, PEGUE EMPRESTADO, FAÇA UMA TROCA OU QUALQUER COISA, MAS OBTENHA A TEORIA (livro doutrinário, acadêmico, apostila, slides, aula online, ou seja, a referência conceitual) DE TODAS AS MATÉRIAS DO EDITAL.

Ø  OBTENHA EXERCÍCIOS DA BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO. NÃO DEIXE NENHUMA MATÉRIA DO EDITAL SEM EXERCICIOS.

Ø  SE NÃO HOUVER QUESTÕES DE PROVA DA BANCA = PEGUE DE BANCAS SIMILARES.

Ø  SE NÃO HOUVER ITENS DA MATÉRIA NA FACE DA TERRA?!!! ELABORE SEUS ITENS, PEGUE A LEI E A EDITE NO WORD, FAÇA OS GABARITOS. SE NÃO TEM ITEM DE TAL MATÉRIA, PEGUE A SUA TEORIA, PASSE NO SCANNER E ELABORE OS ITENS EM CIMA DA TEORIA. OU SEJA, TEM QUE TER ITENS DE PROVA, MESMO QUE NÃO SEJA EFETIVAMENTE DE PROVA.

ü  PENSE NISSO? QUAL A DIFERENÇA DE UM PROFESSOR, OU DE UM JUIZ PARA VOCÊ NO NÍVEL INTELECTUAL? NENHUMA, POIS TODOS TÊM A MESMA CAPACIDADE DE APRENDER E DE SE ADAPTAR ÀS SITUAÇÕES. O MUNDO É DOS ESPERTOS E AQUELE QUE TIVER O MELHOR MATERIAL SERÁ MELHOR COLOCADO. A INTELIGÊNCIA É A CAPACIDADE DE SE ADAPTAR ÀS SITUAÇÕES DE FORMA EFICIENTE. ASSIM, TODOS SÃO CAPAZES.

Ø  CONCLUINDO, TENHA AS ARMAS PARA SUA GUERRA PESSOAL, TENHA TEORIA+EXERCICIOS, E SEJA FELIZ NO SEU ESTUDO.


               Após realizar o seu “armamento” para os estudos, vamos à fase da DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE ESTUDO.

               Para iniciar sobre o método de estudo, coloco aqui a máxima de Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.): “Nós somos aquilo que fazemos repetidas vezes, repetidamente; assim, a excelência não é feito e sim um hábito”. Aqui está a técnica de estudos para concursos. A repetição é a técnica a ser utilizada para aprender de forma gradual, eficiente e com menor esforço. Gradual porque as repetições do estudo e dos exercícios serão feitas ao longo dos dois ou três meses de edital solto na rua. Eficiente porque é fácil e com custo x benefício mais elevado; e sem exigir grandes esforços, pois o estudante deverá reler os pontos mais importantes marcados no texto e nos exercícios, não necessitando de técnicas mirabolantes de memorização e aprendizado. Assim, marque os pontos realmente importantes e os releia no mínimo 3 vezes antes da prova. Um estudo da Universidade da Califórnia – EUA explica que conseguimos absorver cerca de 70% do conteúdo ao lê-lo por pelo menos 14 vezes. Ou seja, leia, releia, leia, releia, e sucesso. Isso se aplica aos exercícios também, os façam diversas vezes, comece a pensar como o examinador.

[Nos futuros textos, explicarei com mais detalhes sobre como marcar os textos e como efetuar a revisão].


               Depois de passarmos pela etapa da logística e do método de estudo, vamos agora à etapa da DEFINIÇÃO DE METAS DE ESTUDO.

               Para início de conversa, qual é o seu objetivo de vida neste momento? PASSAR NUM CONCURSO! Este é o principal motivo pelo qual você tem lutado a cada dia. Porém, para alcançar isso, você terá que cumprir metas, pequenos objetivos até chegar ao sucesso. Assim, na sua preparação você deverá traçar metas de estudo, porém, não seja tão rígido com, não se bitole ao máximo, pois se você tiver o material preparado, e tempo suficiente, não precisará se matar e ficar louco. Assim, quando tiver todos materiais em mãos, tiver definido mentalmente como irá estudar, você deverá traçar as seguintes metas:

Ø  EM QUANTOS DIAS EU DEVO ESGOTAR TODA A PARTE TEÓRICA DO EDITAL?


Ø  QUANTAS REVISÕES EU FAREI ATÉ O DIA DA PROVA?

Ø  QUANTAS ETAPAS DE EXERCICIOS EU TEREI QUE FAZER ATÉ A PROVA?


               Estas são metas básicas para conseguir se preparar bem, eu já fiz isso em meus estudos e digo que consegui me dar bem. Sou aprovado do MPU 2010 – Téc. Adm. E tenho consciência do que digo. Já sofri na pele por não ter material, por não ter o básico de um planejamento. A minha intenção aqui é mostrar que você pode fazer acontecer, que pode melhorar de vida e ser reconhecido por todos. Trace suas metas de estudo!


               Assim, demos uma pincelada bem básica nas três etapas do estudo eficiente para o concurso público. Afirmo que esta não é a verdade absoluta, é apenas uma verdade sendo revelada para você, uma verdade sobre o planejamento, sobre a importância de revisar as matérias, sobre a importância de ter os melhores materiais (ou até os únicos!) que foram aplicadas por diversos Auditores-fiscais da Receita Federal, Auditores-Federais de Controle Externo, Técnicos Legislativos, entre outros privilegiados. Dê uma chance para sua inteligência e capacidade de superar desafios.

               Nos próximos textos falarei sobre: o uso do cronograma de estudos; a importância da revisão; minha experiência e história de vida nos concursos; como elaborar itens de matérias que não têm itens; como estudar quando não tem tempo suficiente; a teoria do aprendizado; entre outros assuntos.

               Assim, agradeço a paciência e atenção dos meus amigos leitores-concurseiros e os espero nos próximos textos.


Bruno Ribeiro: é servidor público concursado do Ministério da Saúde, sendo aprovado no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, e Ministério Público da União (Téc. Administrativo –DF);  graduando em Gestão Pública e 20 anos de idade.